SEJA BEM-VINDO !

Num bate-papo de bar os professores Patricia Sá e Alivínio Almeida tiveram a idéia de criar este blog, para reunir as dicas preciosas de quem viaja país afora para dar aula. Aquele restaurante especial, compra esperta, passeio imperdível.
Para contribuir, mande sua dica para professorviajante00@gmail.com ou solicite ser um dos 100 cadastrados autorizados a postar diretamente.
Não deixe de ler o post "Regras para Postagem".

Bem-vindo e bom proveito !

Patricia e Alivínio


segunda-feira, 5 de março de 2012

LIVRO MINHA VIDA DE PROFESSOR


A iniciativa do Robson de publicar o livro certamente foi umas das inspirações para este blog. Então, nada mais justo que publicar aqui algumas infos que ele gentilmente mandou ! 

Contribuição: Dica do livro que escrevi e 2010, Minha Vida de Professor, disponível para aquisição ou download do e-book em http://www.clubedeautores.com.br/book/23148--Minha_Vida_de_Professor
 
Em um dos capítulos, listo as 7 grandes mentiras que os nossos alunos contam para si mesmos durante um MBA. Citando os 3 primeiros auto-enganos da lista:
 

Auto-engano 1: Se eu guardar o meu material e colocar minha pasta – ou bolsa – sobre a carteira, o professor vai terminar a aula um pouco mais cedo.

Auto-engano 2: Como eu não tive tempo de estudar essa parte da matéria, isso não vai cair na prova.

Auto-engano 3: O professor não vai notar que eu colei do meu colega do lado, modificando apenas algumas palavras e a ordem das frases. Afinal, são muitas provas para corrigir e a minha vai ser apenas mais uma, perdida na pilha.


Mas o livro também trás relatos de viagens, incluindo gafes regionais.
Por exemplo: jamais digam "xongas" em Vitória-ES. Em São Paulo, "xongas" significa "coisa nenhuma". Acho que no Rio também. Mas em Vitória...
Também não se pode pronunciar "PEA", isto é, a sigla para "População Economicamente Ativa" em Recife, sobretudo com a vogal fechada típica dos paulistas. O riso coletivo é certo.
Autor da Dica: Robson Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário