SEJA BEM-VINDO !

Num bate-papo de bar os professores Patricia Sá e Alivínio Almeida tiveram a idéia de criar este blog, para reunir as dicas preciosas de quem viaja país afora para dar aula. Aquele restaurante especial, compra esperta, passeio imperdível.
Para contribuir, mande sua dica para professorviajante00@gmail.com ou solicite ser um dos 100 cadastrados autorizados a postar diretamente.
Não deixe de ler o post "Regras para Postagem".

Bem-vindo e bom proveito !

Patricia e Alivínio


quinta-feira, 17 de abril de 2014

O REALITY "SURVIVOR" PERDE, EM SE COMPARANDO COM MANAUS !


Mistura de pop anos 70 no teto, cabeceira de vinil roxo,
cobre leito tropical, um espanto! 
O Hotel Da Vinci, onde ficam os professores, é antigo e mal administrado, "disfarçado" com um lobby pseudo-luxuoso em estilo assustadoramente kitch. Peça para ficar em quarto da ala renovada, e nova surpresa: será como se tivessem lhe dado uma suite de motel dos anos 70. Prepare-se para um hotel com muitos problemas: TV que queima, chuveiro que vaza, room service que fica inativo das 22:30 às 23h (troca de turnos da cozinha), armário sem cabide, cama de casal com lençol de solteiro, chaves magnéticas que falham, e por aí vai... Mas atravessar uma passagem no 2o andar e já chegar ao local da aula não tem preço! (e dificilmente o Conveniado irá mudar os professores para outro hotel de melhor serviço).

Aliás, internet é coisa precária em toda Manaus, e especialmente dentro da escola Conveniada. Preparem seus 3Gs e mini-modems para usar na aula. O wi-fi não aguenta tantos usuários e cai frequentemente. 



Painel havaiano na parede, paredes de laca preta e lilás,
além de muitos espelhos. Tive que fotografar ! 

A duas quadras do hotel está um Carrefour e o Shopping Manauara, que esconde um restaurante famoso da cidade: a Cachaçaria do Dedé. Com vista para o verde, ambiente rústico, muitos petiscos e pratos típicos está dentro de um Empório com mais de 1.500 marcas de cachaça. Comi um delicioso Pirarucu Caboclo, com camarão, risotto de jambu e tucupi, castanha do brasil e banana pacovã.


Vale dar uma parada na Bonbons Finos para comprar o que é considerado o melhor chocolate da cidade. E com razão! A bons preços, melhor ainda. 

Mais de 1500 marcas de cachaça


Deck externo da Cachaçaria, no Shopping Manauara


 Se tiver espírito aventureiro e paciência para uma distância relativamente longa, vale visitar um lugar bem simplório que é frequentado por juízes, advogados e empresários no bairro de São Raimundo, e que tem fila de espera nos finais de semana: o restaurante Gabinete do Jokka Loureiro, um pé sujo que oferece linda vista para o Rio Negro, com suas barcaças, a ponte estaiada e uma série de frases engraçadíssimas pelas paredes. Lá o esquema é de PFs de peixes fresquíssimos.

Vista do restaurante do Jokka, com a ponte estaiada ao fundo

PF de Tambaqui com Baião de Dois e farofa

Repare que o banner tem até patrocinador ! 


Outras dicas são o Choupana, na R. Mário Ypiranga 790,  o agradável Na Oca, R. Rio Juruá 660 e o Tambaqui na Brasa, na R. Visconde de Utinga 35. Mais chique e premiado é o Banzeiro, que já ganhou títulos de Chef do Ano, Melhor Cozinha Regional e Melhor Costela de Tambaqui; fica na R. Libertador 102, também próximo do hotel. 

 
Baião de Dois Molhado (com creme e queijo derretido) no Na Oca

Lombo e Costela de Tambaqui do Na Oca



Se estiver a fim de esticar após a aula, existem o Porão do Alemão (bar de rock ao vivo, junta umas 1200 pessoas de 4a a sábado, com idades variadas) e o Jack & Blues (bar de jazz ao vivo). 

A título de passeio, vale visitar a orla da Ponta Negra (próxima do Hotel Tropical), que foi toda urbanizada, é margeada por altíssimos prédios de luxo e tem um grande calçadão com árvores iluminadas à noite, que oferecem uma bela paisagem tanto de dia quanto de noite. Outros passeios tradicionais são o Mercado Municipal, que foi todo restaurado, e o Teatro Amazonas, além dos tours para ver o Encontro das Águas do Rio Negro com o Solimões. Daí é melhor buscar ajuda de agência especializada.

Se tiver mais tempo, é imperdível a ida a Presidente Figueiredo (aprox 1:30h de viagem) para explorar algumas de suas mais de 100 cachoeiras. O motorista do Conveniado, Sr. Leão, pode arranjar esse passeio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário