A Oficina Brennand é interessantísima, juntando a fábrica, um museu de esculturas e outro de pinturas. O Francisco "só pensa naquilo": por lá é tudo fálico ou erótico. Mas pura arte, desde as obras até o paisagismo dos pátios esculturais externos, e um bistrô agradável onde se pode comer sanduíches e saladas. Conforme li no blog, boa descrição: "um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso."
Não longe dali, entretanto, está o inacreditável Instituto Ricardo Brennand, um misto de museu tradicional com castelo medieval com fosso e tudo, cujo acervo foi sendo montado nos últimos 50 anos. No Museu de Armas Castelo São João, está uma gigantesca coleção de armas antigas de todas as procedências e épocas imagináveis (adagas, escudos, sabres, espadas, lanças, armaduras, facões etc).
Ao lado, a maior coleção privada do mundo do pintor holandês Franz Post, além de móveis, tapeçarias, esculturas, adornos e pinacoteca. Pelos jardins magníficos, displicentemente distribuídas estátuas gregas antigas, obras de Rodin, Botero... Não deixa nada a dever ao Museu Histórico Nacional !
Dá para organizar assim: pela manhã visite a Oficina, almoce lá e siga para o Instituto no começo da tarde, assim que abrir.
INSTITUTO BRENNAND
Alameda Antônio Brennand, s/n - Várzea
Horário de Funcionamento:
Terça a domingo, das 13:00 às 17:00 h.
Monitoria no local - agendamento e informações pelo telefone (81) 2121.0352
OFICINA BRENNAND
Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea
Telefone: 81 3271.2466
Horário de Funcionamento:
Segunda a quinta, das 8:00 às 17:00 h; Sexta até 16:00h e fechado sábado, domingo, feriados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário